Ronaldo Caracas (Rio de Janeiro)

Ronaldo Caracas iniciou sua carreira na fotografia em 1975, após estudar na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro. Em 1977, aprofundou seus conhecimentos através de cursos na Associação Brasileira de Arte Fotográfica.

O artista ganhou destaque ao se tornar membro do Grupo Luminous de Fotografia em 2010 e ter seu trabalho selecionado para a XVII Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Cores, em 2011. No mesmo ano, realizou sua primeira exposição individual “Fotografites – Imagens Urbanas”, que foi destaque pela revista Digital Photographer – Brasil. Em 2012, teve obras escolhidas para a XXVII Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Preto e Branco e realizou a exposição individual “A Beleza da Solidão”.

Ao longo de sua carreira, foi artista convidado na exposição “Arte Multidisciplinar”, em 2018, e assumiu a direção das Mostras de Arte Fotográfica do Clube Alto de Pinheiros, em 2021. Atualmente, colabora com a Anacã Cia de Dança e dedica-se a projetos autorais em fotografia de rua, decoração, retratos, espetáculos de dança e produção de fotolivros.

2017 – Cena do crime – 49,5cm x 33cm – Impressão Canson Aquarelle 310g