Zupo (Porto Alegre)

Rodolfo Teixeira Zupo, conhecido artisticamente como ZUPO, nasceu em 1955, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Desde 1992, vive e trabalha em Porto Alegre. Começou sua formação em Artes na Escola de Belas Artes da UFMG, em Belo Horizonte, e na Escola de Artes da UFES, em Vitória, porém não completou os cursos. Em 2015, concluiu o curso de Design Gráfico na Uniritter, em Porto Alegre.

Recebeu diversos prêmios, destacando-se o 1º Lugar no Mural do Centro Cultural Carmélia De Souza, em Vitória (1986), e o 1º Lugar no Salão de Desenho da Capela Santa Luzia, em Vitória (1983). Realizou inúmeras exposições individuais, incluindo “Paubrasil – Vermelhos” na Pinacoteca da Ajuris (2019), e “Pinacoteca Municipal de Novo Hamburgo” no Espaço Cultural Albano Hartz (2011). Também participou de exposições coletivas, como a Mostra em Homenagem aos Escritores Gaúchos nos Correios, Porto Alegre (2023), e “Arte A Melhor Coisa Da Infância” no MARGS, Museu de Artes do Rio Grande do Sul (2017).

Seus trabalhos foram exibidos internacionalmente em galerias e espaços culturais em países como Japão, Bélgica, Holanda e Índia. Além disso, suas pinturas foram publicadas em dois livros de Osho, “Zen Manifesto” e “Straight To The Point Of Enlightenment” (1989). ZUPO é mencionado na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira e no Dicionário de Artes Plásticas no Rio Grande do Sul, de Renato Rosa e Décio Presser. Suas obras fazem parte de importantes acervos, incluindo o Museu de Artes do Rio Grande do Sul.

Serigrafia – Série Índios – 50 x 50cm

Serigrafia – Série Índios – 41 x 62cm

Serigrafia – Série Índios – 20 x 35cm

Serigrafia – Série Índios – 46 x 60cm

Serigrafia – Série Índios – 27 x 39cm